terça-feira, 22 de outubro de 2013

Amarás o Senhor teu Deus



 

“Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito.
Este é o maior e o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo”
Mateus cap 22, vers 36-39


      Senhor, faz-me entender a tua palavra...palavra que cura, que liberta e salva...Senhor guia os meus caminhos e protege todos aqueles que tem sede de Ti...Pai amado e Pai querido....   

      A palavra de Deus é maravilhosa....é contemplativa. Como eu posso conhecer a Deus pela força da sua palavra? A palavra de Deus é precisa. Ela é revigorante e é a garantia do conhecimento de vida plena. 
     Já a palavra do “outro” pode passar pelo equívoco das dúvidas e incertezas. A palavra de Deus faz com que eu chegue a algum lugar, ela é um mapa que me direciona. Com a palavra de Deus eu tenho um caminho sinalizado. Caso contrário, eu e você ficamos perdidos e começamos a percorrer distâncias desnecessárias. Jesus é tão direto, quando fala do seu Pai. Dando-nos um significado de vida.
     Para Jesus temos duas vias do amor. Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o meu próximo como a mim mesmo. O amor nos toca de forma diferente, única, mas que se torna um sentimento múltiplo.......Luis Vaz de Camões em seu soneto interpreta o amor assim, vejamos:       


Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar-se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.

É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade
.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?


 
     O amor é miudezas......e se não prestarmos atenção a gente pisa e mata.....porque é tão miudinho. Miudinho porque precisa de cuidados..... Miudinho, porém complexo....porque se alguém nos pergunta onde dói esse amor....a gente não sabe dizer ao certo, onde dói.....mas dói. O corpo sente febre....O amor quando nos atinge confunde sobre aquilo que a gente sabe sobre nós mesmos. Porque é surpresa, revelação e inauguração para fazer novo aquilo que era velho dentro de nós...     
     Jesus é capacidade de ver as coisas miúdas da vida. É capaz de enxergar aquilo que os outros olhos não viram. É perscrutar a realidade. De adentrar o coração daquelas pessoas que ele encontrava e ver as miudezas que ninguém tinha visto antes...Que nos coloca a ver tudo de uma forma diferente. 
     O que significa amar a Deus sobre todas as coisas? O que significa amar o meu próximo como a mim mesmo? Pode ser teórico para nós, no primeiro instante....mas não termina dentro de nós...A nossa conversão começa quando temos um olhar de amor para o outro....para tornar a vida do outro mais amor.   
     Essa palavra do evangelista Mateus é comprometedora....Se eu não sou capaz de respeitar a sacralidade do irmão, eu não entendi nada....Deus se manifesta numa árvore pegando fogo....Uma sarça ardente que pega fogo e não se consome....O amor de Deus é o fogo que arde sem se ver. É amor de verdade. Não posso amar a Deus se eu não sou capaz de me amar....o respeito por mim mesmo...O crente precisa se respeitar como território santo....é a sua história.


[Vamos orar] Senhor faz-me amar.....dai-me o amor....um amor de verdade, que não se cansa....eu preciso saber...Oh meu Deus mostre-me o caminho....do amor incondicional. Ah Senhor abençoa-nos!!!! 

 









            
      

Um comentário:

Unknown disse...

Raras são as vezes que li um texto que defina o amor de forma tão clara... Esse amor que precisamos buscar, no mais profundo do nosso ser. O amor simples e preocupado em apenas ser amor.